curo.png
Foto_Perfil
Ana Rita Gomes

arquitecta 

coleccionadora de ilustrações | entusiasta de poesia | amante de sushi

Após terminar o Mestrado em Arquitectura, pela Universidade de Coimbra (d'Arq) e pela Università degli Studi Roma Tre, adquire experiência colaborando com alguns ateliers em Lisboa e Aveiro.

Foi ainda, Investigadora pelo CITAD (Centro de Investigação Território, Arquitectura e Design), sediado em Lisboa. Por entre tantos caminhos fez, ainda, parte da Revista NU (2012/2014). 
Em 2021, cria o atelier CURO dando forma aos projectos que já apresentava em nome próprio, no mesmo ano é convidada como oradora da Conferência Arquitectura Fora de Casa,  organizada pelo Nuda/aac - Núcleo de Estudantes de Arquitectura.

curo

atelier

o lugar que nos permite criar atmosferas de bem-estar | o atelier que materializa espaços

 

O CURO é um atelier de Arquitectura fundado no início de 2021, surgindo da vontade em materializar projectos e processos criativos, que até então se escondiam em gavetas. 
O atelier procura um pensamento criativo e individual de forma a responder aos desafios contemporâneos do acto de habitar, flutuando entre objectos de pequena e média escala e os diferentes espaços que os compõem.
Cada projecto é uma nova oportunidade de não nos conformarmos com o comum, o regular, o trivial, porque afinal, como diria Saint-Exupéry: ‘o essencial é invisível aos olhos’.  Acreditamos que com uma boa chávena de café, um lápis e um caderno se podem desenhar os melhores traços e assim, transformar sonhos em realidades construídas.

Nomeações e Prémios

(2021) Forest -  Finalista

(2020) Tori - Finalista

(2020) Think small, design even smaller - Menção Honrosa 

(2019) Selene - Finalista

(2018) Chashitsu - Finalista

(2018) Notos  - Finalista

(2018) Ursula - Menção Honrosa

(2017) Cyclops - Menção Honrosa

(2011) Light Challenge - Menção Honrosa.

             Com arq. Andreia Janela 

Publicações

Think small, design even smaller.(2020).

Em: 'What is Small-Scale Architecture?', Archhive Books